Panamá

Destino de férias de cidade
Fotos de: Panamá
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Panamá
O Panamá é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica. A sua capital é a Cidade do Panamá.
Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico.
A cada ano, cerca de 14 mil embarcações (5% do comércio marítimo mundial) cruzam os 82 quilómetros do canal — que passou do controle dos Estados Unidos para o Panamá em 2000.
Língua oficial
Castelhano
Moeda
Dolar americano
Documentação
Para entrar no Panamá deve possuir os seguintes documentos e condições:

Passaporte nacional válido ou internacionalmente reconhecido documento de viagem válido, nunca inferior a seis meses
Visto de entrada turístico (excepto para países da comunidade europeia e outros).
Bilhete de viagem válida de regresso e fundos suficientes durante a sua estadia.

Tendo em conta as várias condições necessárias para a entrada no Panamá, sugere-se que se contate com a Embaixada ou Consulado do Panamá no país de residência do visitante, para verificar estes requisitos antes de iniciar a sua viagem.
Turismo
Milhares de turistas de todo o mundo visitam a cada ano o Panamá. Existem muitas atrações para ver e divertimentos para fazer. Perto da Cidade do Panamá, a sua capital, os principais destinos são o Canal do Panamá, as ruínas da velha Panamá , e a seção Colonial Casco Viejo da Cidade do Panamá .
Panamá tem além das praias, pesca desportiva de classe mundial, mergulho nas costas do Atlântico e do Pacífico, e é uma meca para os observadores de aves de todo o mundo. O visitante pode aventurar-se na selva em El Valle, saborear o melhor café do mundo em Boquete, ou fazer snorkel em perfeitos recifes de coral ao redor em Bocas del Toro.
Desde a cosmopolita Cidade do Panamá para as sonolentas pequenas cidades no meio do nada, em todos os cantos do Panamá, há algo a oferecer aos turistas e visitantes.
Gastronomia
No Panamá são abundantes os deliciosos mariscos como a lagosta e o polvo, assim como os peixes frescos da zona, entre os quais encontramos, a guabina, a corvina, o pargo e o mero, todos eles preparados de jeitos diversos, especialmente à caribenha com molho de coco e inclusive com ceviche. Comida: Ropa vieja ('roupa velha') é carne salgada com cebola, alho, e pimentões servido com arroz amarelo.
No Panamá existe uma grande variedade de pratos típicos, todos eles gostosos e exóticos, e fazem as delícias de todo aquele que degusta-os.
Os "desjejuns" realizam-se a base de omeletes, ovos, bifes ou fígado com cebola. O prato nacional tradicional do Panamá é o "sancocho", uma espécie de cozido realizado com diversos tipos de carnes (frango, galinha, porco e vaca) e com variados tubérculos como o inhame, otoe, mandioca, e milho. Trata-se de um prato que admite de tudo e consumido muito quente, embora possa parecer um paradoxo pelo clima do país.
Outros pratos típicos são os tamales, pasta de milho recheada de carne e envolvida em folhas de bananeira, o guacho, arroz com frango, o tamale de panela, riquíssimo estufado de arroz com mariscos, as carimanholas, tomates e frangos em farinha de milho, o prato chamado "Roupa Velha", as ricas empadas de mandioca recheadas de carne, além das tentadoras frituras baseadas em mandioca ou milho e banana cozida.
As sobremesas são todas uma tentação e uma delícia, já que abundam os muito variados frutos tropicais como a goiaba, coco, abacaxi ou mamão entre outros. A sobremesa que não deve deixar de degustar é a "sopa de borracha", um doce preparado com baunilha empapado em licor e coberto de passas. Além disso na zona do Darién pode presentear-se com um delicioso mel.
Clima
O clima é tropical, quente e húmido, com noites frescas. Somente a área mais baixa, na costa do Pacífico, tem uma estação seca durante boa parte do ano. A temperatura média térmica anual em ambas as costas é de 27°C e de 10°C a 19°C nas montanhas.
As chuvas mais intensas caem entre março e setembro. O índice pluviométrico anual situa-se entre 1.500 a 3.500 mm na costa do Caribe e entre 1.140 e 2.290 na do Pacífico.
Segurança
Em geral o Panamá é um país seguro, mas nos últimos anos tem-se assistido a um certo deteriorar das condições de segurança e ao surgimento de crimes antes desconhecidos, como a prática do sequestro. Os assaltos a turistas nos centros históricos e bairros comerciais das principais cidades também estão a aumentar, pelo que não se recomenda transportar grandes somas de dinheiro e aconselha-se manter os seus documentos em local seguro.
Zonas de risco que devem ser evitadas incluem algumas áreas da Cidade do Panamá (bairros de Chorrillo e Curundú), a cidade de Colón na costa das Caraíbas e a provícia de Darién, na fronteira com a Colômbia.
Saúde
A rede sanitária é boa na Cidade de Panamá e nos principais centros turísticos. É aconselhável a subscrição de uma apólice de seguro que permita a cobertura de despesas de internamento hospitalar e situações de evacuação sanitária.
As principais cidades estão livres de malária, que é endémica em algumas regiões do país. Os casos de dengue estão a aumentar, especialmente, mas não exclusivamente, nas zonas rurais.
Telecomunicações e Eletricidade
Telemoveis
O uso de dispositivos móveis pode ser usado caso tenha o roaming ativado, contudo, atenção a encargos muito elevados de roaming.

Internet
O Panamá está bem servido de serviços de internet, existem vários cybers-cafes com conexões de alta velocidade.
No caso de se ter um laptop ou notebook, existem inúmeros cafés que disponibilizam a conexão wi-fi gratuita.

Eletricidade
A eletricidade é de 110/120 Voltes 50 Hz.
Aconselha-se ter um kit de adaptadores para as tomadas e um conversor de corrente para 220V.
Outros destinos turísticos em:
Panamá
Ilha de Coiba, Panamá
Cidade do Panamá
Santa Catalina, Panamá

Outros destinos turísticos mundiais

Quénia
Quénia
Honduras
Honduras
Paraguai
Paraguai
África do Sul
África do Sul

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Paris
França
Belfast
Reino Unido
Santos , São Paulo
Brasil
Lourdes, França
França

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais