Alvor - Algarve

Destino de férias de praia
Fotos de: Alvor - Algarve
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Alvor
Alvor é uma freguesia portuguesa do concelho de Portimão, com 15,25 km² de área.

Limita com as seguintes freguesias: Mexilhoeira Grande (N), Portimão (E) e Odiáxere (O).

Terra de tradição marítima e piscatória, de profundas crenças religiosas, assinaladas pela Igreja Matriz, donde se destaca o seu pórtico principal de grande riqueza decorativa, esteve desde sempre sujeita aos infortúnios da faina e infortúnios do mar. Hoje, paralelamente com a pesca de cariz artesanal, a restauração, o comércio e o turismo são as atividades económicas principais.

Alvor é conhecida pelas suas praias e pela sua aldeia piscatória junto à foz do rio.

Em Alvor faleceu, em 25 de Outubro de 1495, el-rei de Portugal D. João II. Pouco tempo depois, D. Manuel elevou-a a vila sede de concelho, estatuto que viria a perder no início do século XIX. O pequeno município era constituído apenas pela vila e tinha, em 1801, 1 288 habitantes.

Embora seja costume ouvir os visitantes ou pessoas de fora chamar "O Alvor" à vila, quando a designação "O Alvor" se refere ao rio com o mesmo nome. Para alguém se referir a Alvor, simplesmente deve indicar Alvor ou vila de Alvor.

O nome desta vila, contrariamente ao que se poderá pensar, não significa alvorada, início do dia, mas sim fortaleza, castelo, derivando do árabe al-burdj.

A sua principal indústria é o turismo.

Existe um aeródromo em Alvor (montes de Alvor/Penina), conhecido frequentemente por (PTM) /Portimão.
Turismo
No centro turístico de Alvor, os vestígios da arquitetura de origem árabe, são patentes em cada rua que se percorre. Junto à preservada e bela Ria de Alvor, encontrará uma vasta oferta de gastronomia algarvia, bares com música ao vivo, variada animação e o famoso artesanato da região.

A Praia do Alvor tem a particularidade de fazer a divisão entre o oceano e a Ria do Alvor. Para além de um imenso areal encontra uma laguna interior, com uma extensa àrea de sapal e canais de águas calmas.

A enorme barreira arenosa a perder de vista, permite ao veraneante escolher o melhor local para ir a banhos.

Os ótimos apoios de praia, o fácil estacionamento, a somar à grande diversidade de fauna e flora que pode observar, faz desta uma das praias mais procuradas no Algarve.
Gastronomia
Falar da gastronomia de Alvor pela sus proximidade é falar da gastronomia de Portimão é falar da gorda e saborosa sardinha assada comida sobre uma fatia de pão, que tem o seu templo e os seus sacerdotes nos restaurantes junto à doca. Mas nem só da sardinha assada vive a boa mesa em Portimão. As sopas de beldroegas e de acelgas, a sopa de feijão branco a que não falta o sabor exótico da batata doce, a sopa de pão com tomate, tão ao gosto dos pescadores, e o refrescante arjamolho recomendado para os dias quentes de Verão, são entradas que dizem muito sobre como se come bem em Portimão.

Nos peixes e mariscos a escolha é variada. Desde as típicas cataplanas às caldeiradas de peixe, das amêijoas à portimonense à feijoada de búzios, feita com búzios grandes, feijão vermelho e pimento verde, salsa e louro, para dar sabor e perfume. Arroz de lingueirão, carapaus alimados e choquinhos fritos completam o lado pescador da ementa, enquanto as tradições rurais estão presentes nas favas com peixe frito, nas papas de milho acompanhadas com enchidos ou marisco e nas ervilhas à portimonense.

Doces não faltam. Morgados de figo e de amêndoa, Dom Rodrigos, bolas de ovo e figos cheios reflectem a secular tradição doceira do Algarve do casamento do figo com a amêndoa, tendo o ovo e o açúcar por padrinhos. Portimão produz, na área da Penina, vinhos tintos e brancos que nos recordam a presença quente do sol nos dias de estio.
Clima
O Algarve possui praias fantásticas e um clima soberbo que se tornou um dos destinos de férias mais populares da Europa. Com uma média anual de 3000 horas de sol, Alvor encontra-se num dos locais mais ensolarados da Europa. Com um pouco mais de 500mm de chuvas por ano, Alvor não é um lugar úmido, mas espere algumas chuvas no final do outono e inverno.

Embora Alvor tenha construído a sua reputação como um destino de verão, a primavera e o outono também são momentos fantásticos para visitar.

Verão
Os verões são longos e quentes nesta parte do mundo. Maio e junho são muito ensolarados com altas diárias facilmente nos anos 20. Temperaturas médias de 24 ° C nos máximos de julho e agosto, com altas diárias subindo para os 30 e baixos nunca caindo abaixo de 20 ° C. O clima de verão realmente dura até setembro, com temperaturas geralmente em torno de 23 ° C.
Felizmente, a localização costeira de Alvor significa benefícios da brisa refrescante que vem do Atlântico nos dias quentes de verão. A umidade não é alta no verão, pouco mais de 60%, tornando as condições muito confortáveis.
A luz do sol é abundante durante toda a temporada, com o meio do verão atingindo 12 horas de sol por dia.
A precipitação é muito baixa - o período entre junho e setembro é de apenas 5% da precipitação anual e em julho e agosto é raro ver qualquer chuva.

Inverno
O inverno é muito suave em Alvor. Isto graças à localização a sul, bem como à Corrente do Golfo que traz águas quentes do outro lado do Atlântico até à costa portuguesa.
Janeiro é o mês mais frio, em média, a 12 ° C, mas mesmo assim as temperaturas não caem em números únicos. Nublado à noite, então principalmente nublado com possibilidade de neve. As máximas diárias podem atingir os altos adolescentes no inverno e às vezes chegar a 20 ° C por isso é realmente um ótimo lugar para fugir dos invernos frios em outros lugares da Europa.
No entanto, o inverno e o final do outono é a época mais chuvosa do ano em Alvor. Outubro a fevereiro é responsável por quase três quartos da precipitação anual. Dezembro é o mês mais chuvoso, geralmente com mais de 90 mm de chuva. As tempestades do Atlântico podem atingir Alvor e as regiões vizinhas. Estes podem trazer vários dias de tempo úmido e ventoso. Apesar de desagradáveis ​​enquanto duram, as nuvens raramente permanecem depois de uma tempestade e deixam os meses de inverno ainda com bastante sol - um saudável 6 horas por dia em média.
Como em qualquer lugar, a região pode experimentar fora do clima normal. Um exemplo recente disso foi o frio extremo em janeiro de 2006, que viu temperaturas congelantes e queda de neve nas praias. Esta é uma ocorrência muito rara, de fato.

Primavera e Outono
Primavera e outono desfrutar de um ótimo clima. Para aqueles que procuram umas férias ativas, estes são talvez os melhores momentos em que as temperaturas são mais confortáveis ​​do que nos meses quentes de verão.

Maio e outubro nos meses de verão. Abril goza de bom tempo também com máximas diárias acima de 20 anos e uma média de 9 horas de sol por dia. Março também tem bons dias de sol, embora as noites e as manhãs ainda sejam um pouco frias.
Outubro é um mês quente, com máximas médias de 23 ° C e mínimas de 14 ° C. No entanto, as chuvas começam a aumentar ao longo deste mês. Novembro é um dos meses mais chuvosos do ano, mas as temperaturas ainda podem subir para 20 ° C no dia e a luz do sol prevalece por mais de 6 horas por dia em média.

O bom tempo combinado com as multidões mais tranquilas fazem destas duas temporadas um excelente momento para visitar.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Arizona
Estados Unidos da América
Ilha de Malta
Malta
Rússia
Rússia
Mónaco
Mónaco

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Los Angeles, Estados Unidos da América
Estados Unidos da América
Toronto, Canadá
Canadá
Maputo, Moçambique
Moçambique
Cidade do Panamá
Panamá

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais