Esposende, Minho

Destino de férias de praia
Fotos de: Esposende, Minho
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Caldas da Rainha
Caminha
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Elvas
Ericeira - Portugal
Estoril - Portugal
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Monsanto
Monsaraz
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sines
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Viseu
Zambujeira do Mar

Esposende
Esposende é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Cávado
É sede de um pequeno município com 95,41 km² de área e subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Viana do Castelo, a leste por Barcelos, a sul pela Póvoa de Varzim e a oeste pelo Oceano Atlântico.
O ponto mais elevado do concelho situa-se na Maceira, a 281 metros de altitude, na freguesia de Vila Chã.
Turismo
Esposende é um pequeno concelho do litoral minhoto, cuja riqueza natural e patrimonial que encerra em si mesmo faz com que se apresente como “Um Privilégio da Natureza”.
A sua diversidade é materializada nas praias atlânticas da orla marítima; nas pequenas praias fluviais de inúmeros recantos idílicos dos rios Cávado e Neiva e nos vários cenários de ruralidade de floresta e pinhal que o interior alberga.
É esta diversidade de tons e sons, sabores e odores, uma verdadeira pluralidade de paisagens e patrimónios – do natural ao cultural, do enogastronómico ao etnográfico – que tem sido o mote para o município promover a sua região e o seu Turismo.
Todo este rol de ofertas é ricamente complementado a afabilidade e o saber acolher das gentes desta Terra de Mar.
Este jardim à beira mar plantado, recortado na sua paisagem pelas bacias hidrográficas do Cávado e Neiva e limitado a oeste pela imensidão do Oceano Atlântico, guarda cenários de rara beleza natural.
Num concelho que concilia todas as vertentes da natureza, Esposende tem para oferecer extensos areais e dunas, pinhais e zonas florestais com núcleos de carvalhos, montes e arribas fósseis, rios e mar, tudo enquadrado num equilíbrio dinâmico e que permitem afirmar: “Esposende, um privilégio da natureza”.
Esposende possui uma grandeza patrimonial e paisagística ímpar, que se revela na arquitetura dos lugares e nos usos e costumes tradicionais, palco e cenário para uma riquíssima e intensa vida cultural, assente principalmente nas povoações de Forjães, Apúlia, Fão e Esposende, onde espectáculos teatrais, musicais e etnográficos rivalizam com mostras gastronómicas e exposições, proporcionados por diversas colectividades locais e pelo Museu Municipal, em Esposende.
À caraterística única das suas comunidades agro-piscatórias do litoral, somam-se as comunidades rurais do interior, fortemente influenciadas pelo gosto brasileiro dos ricos “torna-viagem”, que nas primeiras décadas do séc. XX trouxeram notáveis residências a ombrearem em esplendor com os “chalets” em estilo Arte Nova dos veraneantes.
Destino de férias, lazer e descanso de poetas, escritores, jornalistas, músicos, arquitectos, escultores e pintores, imortalizaram-no na sua obra e arte, onde os monumentos e as paisagens são os protagonistas.
Um passeio pelo calendário festivo de Esposende, revela que as suas paróquias promovem, anualmente, pelo território geográfico deste concelho marítimo, inúmeras festas e romarias.
Este roteiro festivo é muito preenchido, iniciando-se logo no primeiro mês do ano com o Santo Amaro de Belinho.
As celebrações da Semana Santa atingem o seu auge na cidade de Esposende e o Bom Jesus de Fão, cuja festa de realiza do Domingo de pascoela, é motivo de orgulho para todos os fangueiros.
Gastronomia
Em Esposende, a gastronomia tradicional portuguesa têm lugar cativo à mesa dos nossos restaurantes. O esmero colocado na arte de bem confeccionar e servir grandes repastos, “verdadeiros manjares dos deuses”, reflectem a pureza, variedade, genuinidade e tradição da nossa cozinha onde pontificam os produtos alimentares endógenos que caraterizam a nossa dieta atlântica, baseada sobretudo nos peixes do nosso mar e rio.

Ementas onde despontam, por exemplo, o suculento robalo – assado no forno ou de arroz – sem esquecer a sardinha e o bacalhau cozinhados de “mil e uma maneiras”, ou ainda a riqueza os mariscos da nossa costa e a lampreia, fazem as delicias de todos nós e representam um cartaz gastronómico impar na região e no país.

Na companhia da degustação destes pratos estão os Vinhos Verdes de Quinta, ligeiros, suaves e aromáticos provenientes das encostas soalheiras dos vales do Neiva e do Cávado.

As conventuais e adocicadas clarinhas de Fão, as cavacas ou folhadinhos rematam uma faustosa refeição.

Esposende é ainda um pequeno paraíso no domínio da preservação destes Tesouros Gastronómicos que correspondem a seculares tradições, uma “pesada” herança de raízes culturais que identificam este concelho como “Terra de Mar”.
Clima
O clima de Esposende possui quatro estações bem definidas. Os invernos são bastante pluviosos e frios, e geralmente com ventos moderados de Sudoeste. As primaveras são tipicamente frescas, com grandes aberturas e ventos suaves. Os verões são quentes e solarengos com ventos suaves d'Este. Nos dias mais frescos, podem ocorrer espontaneamente chuvas de curta duração, Os Outonos são amenos e pluviosos, geralmente com ventos moderados.

Outros destinos turísticos mundiais

Ilhas Cook
Ilhas Cook
China
China
Região dos Lagos, Chile
Chile
Estónia
Estónia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Dusseldorf
Alemanha
Atenas
Grécia
São Sebastião - Litoral São Paulo
Brasil
Praga - República Checa
República Checa
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais