Croácia

Destino de férias de praia
Fotos de: Croácia
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Croácia
Croácia oficialmente a República da Croácia, é uma república parlamentar democrática unitária no cruzamento da Europa Central, Sudeste da Europa e do Mediterrâneo. A sua capital e maior cidade é Zagreb. O país está dividido em 20 municípios e a cidade de Zagreb. A costa do Mar Adriático da Croácia contém mais de mil ilhas.
Os croatas chegaram à região da atual Croácia, durante o início do século VII, tendo organizado o estado em dois ducados por volta do século IX . Tomislav tornou-se o primeiro rei por 925 DC, elevando a Croácia para o estatuto de um reino. O Reino da Croácia manteve a sua soberania por quase dois séculos, atingindo o seu auge durante o reinado dos Reis Peter Krešimir IV e Dmitar Zvonimir. Croácia entrou uniu-se com a Hungria em 1102.
Em 1527, mediante a conquista otomana, o Parlamento croata elevou Fernando I da Casa de Habsburgo ao trono croata. Em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, a Croácia foi incluída no Estado não reconhecido dos eslovenos, croatas e sérvios, que se separou da Áustria-Hungria e incorporado ao Reino da Jugoslávia. Em junho de 1991, a Croácia declarou independência, que entrou em vigor em 8 de outubro do mesmo ano. A Guerra de Independência da Croácia foi combatida com sucesso durante os quatro anos seguintes à declaração.
Língua Oficial
Croata
Moeda
Kuna
Turismo
A Croácia é abençoada com uma riqueza de riquezas naturais , ostentando quase 2.000 quilómetros de costa rochosa recortada e mais de mil ilhas, muitas cobertas de vegetação luxuriante.
Mesmo durante os meses fortemente visitados de julho e agosto ainda há bastante ilhas, enseadas tranquilas e vilas de pescadores em pedra para fazer-se sentir como se estivesse a visitar uma Europa virgem.
A maioria das acomodações ainda está na forma de quartos e apartamentos particulares, e tem havido uma explosão no número de estabelecimentos do tipo albergue ideal para turistas e mochila nas principais cidades.

Para aqueles em busca de história e cultura, os destinos da cidade, como Zagreb, Dubrovnik, Split e Zadar oferecem monumentos romanos, bizantinos, venezianos e austro-húngaros. Na verdade, os centros históricos de Dubrovnik e Split são Património Mundial da UNESCO, assim como as catedrais em Trogir e Sibenik e a Basílica em Porec. Contra esse pano de fundo de esplêndidos edifícios históricos, essas cidades encenam festivais de Verão, onde são realizados concertos ao ar livre e teatro depois de escurecer, muitas vezes atraindo artistas internacionais notáveis.
Gastronomia
A cozinha croata é específica para cada região, refletindo a geografia do país, história e cultura. Um único tipo de cozinha croata não existe, porque cada região croata tem sua própria e única cozinha. As áreas do norte e do sul do Adriático são caraterizadas por diferenças de gosto e preparação de mais alimentos do Mediterrâneo. A tradição de grelhar e assar peixes e iguarias do mar tem sido realizada por gerações. No norte da Croácia no entanto, influências culinárias austro-húngaros são mais evidentes. Não deve ser esquecido o vinho, conhecido pelo o seu sabor especial do quente sul. As escolhas entre as especialidades são infinitas!
Exceto da cozinha padrão europeia, a Croácia oferece próprios pratos nacionais mais populares e especialidades: das placas frias estes são por exemplo o famoso presunto, queijo de Pag ou Lika, queijo de ovelha, kulen da Eslavônia, cesnjovke de Samobor ou Zagori e queijo fresco com creme.
Os pratos principais dependem da área em que está situado.
Na Dalmácia e nas áreas costeiras, nas ilhas e em Istria, os pratos principais consistem principalmente de peixes e marisco e carne, pasticada ou cordeiro cozido.
Clima
O litoral e ilhas de Istria e Kvarner da Croácia, do norte até a Dalmácia, e no sul são regidas por um clima mediterrânico, embora seja geralmente vários graus mais frio no norte do Adriático do que no sul. No verão, a temperatura média é de entre 24°C e 26°C ao longo da costa. No entanto, o interior de Ístria é um pouco mais frio a 22°C. No inverno, a costa tem uma temperatura média de 2°C no norte e 9°C no sul.

Regra geral, o verão é a estação mais seca ao longo da costa e no inverno a época mais chuvosa, com o dobro da quantidade de precipitação do verão. Por exemplo, a ilha de Vis médias apenas 557 milímetros de chuva por ano, enquanto a ilha de médias Brač 952 milímetros. Dubrovnik é uma das partes mais chuvosas da costa de outubro a dezembro. A neve é uma ocorrência rara em qualquer lugar ao longo da costa.
Documentação
Passaporte
Apesar da entrada na Croácia ser possível mediante a mera apresentação do Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade, aconselha-se que os visitantes sejam igualmente portadores do respetivo Passaporte, principalmente se tencionam deslocar-se por viatura em direcção a Dubrovnik (o que poderá implicar a passagem pelo posto fronteiriço da Bósnia-Herzegovina em Neum) e igualmente no caso de pretenderem visitar países vizinhos como a Sérvia, o Montenegro e a Bósnia-Herzegovina.

Desde a adesão da Croácia à União Europeia, no dia 1 de Julho de 2013, deixou de ser obrigatório, para os cidadãos europeus, o registo na polícia local para estadias inferiores a 90 dias. A obrigatoriedade do registo mantém-se, porém, para as estadias superiores a 90 dias, devendo esse registo ser efetuado no prazo máximo de oito dias após a entrada no país. Em Zagreb, o registo deve ser efetuado na esquadra de polícia situada na Rua Petrinska, nº 30 e fora da capital no posto policial mais próximo.

É obrigatória a declaração à entrada na Croácia de quantias em dinheiro iguais ou superiores a dez mil euros.

Visto de entrada
A Croácia é um estado membro da UE. Cidadãos da UE não necessitam de visto para viagens de turismo e de negócios até 90 dias em qualquer período de 6 meses.

Pode no entanto ser solicitado a produzir prova dos meios financeiros necessários para cobrir a sua estadia até sair do país.
Cidadãos da UE que desejem prolongar a sua estadia na Croácia para mais de 90 dias devem procurar informações na polícia local.

Para todos os outros viajantes fora da Comunidade Europeia devem consultar as Embaixadas ou Serviços Consulares da Croácia no seu país.
Segurança
Níveis de criminalidade são baixos e crime violento é raro.
Tome cuidado nas agitadas áreas turísticas, onde os carteiristas são conhecidos por operar. Evite carregar grandes quantidades de dinheiro. Não deixe objetos de valor sozinhos, especialmente na praia. Use um cofre, se possível.
Assinalar todos os incidentes de crime na esquadra local e obter um relatório policial.

A Croácia tem uma atividade sísmica considerada moderada.
Saúde
Vacinação contra a febre-amarela só é exigida para os viajantes originários de, ou que tenham transitado pelo países com risco de transmissão da febre-amarela.
Telecomunicações e eletricidade
Existem 3 companhias a operar redes de telemóvel. Em qualquer delas é possível a utilização de “roaming”. Sugere-se aos viajantes que, antes da partida para a Croácia, contatem a sua operadora informando que pretendem deslocar-se à Croácia e solicitando ativação de “roaming” para ter acesso às chamadas neste país.

A Internet na Croácia nos dias de hoje é amplamente disponível e serviços de banda larga são agora muito comuns, existindo cada vez mais pontos wi-fi.

A electricidade na Croácia é de 220V, a 50Hz.
Fichas são de dois pinos redondos.
Outros destinos turísticos em:
Croácia
Dubrovnik
Plitvička Jezera, Croácia

Outros destinos turísticos mundiais

Argentina
Argentina
República Checa
República Checa
Cabo Verde
Cabo Verde
Equador
Equador

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Oruro, Bolívia
Bolívia
Winnipeg
Canadá
Cadiz, Andaluzia
Espanha
Calgary
Canadá
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais