Atenas

Destino de férias cultural
Fotos de: Atenas
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Grécia
Grécia
Corfu - Ilhas Jónicas
Creta - Grécia
Ilha de Milos
Mykonos - Grécia
Santorini
Ilha de Tasos
Zakynthos - Ilhas Jónicas

Atenas
Atenas é a capital da Grécia e atualmente a maior cidade do país. É o principal centro da vida econômica, cultural e política da Grécia.

A história de Atenas se estende por mais de 3000 anos, o que a torna uma das mais antigas cidades habitadas. Durante o período clássico da Grécia, foi uma poderosa cidade estatal que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da democracia. Foi também um centro cultural onde muitos dos grandes artistas, escritores e filósofos da antiguidade viviam. Essas contribuições de Atenas ao pensamento de seu tempo tiveram uma grande influência no desenvolvimento da Grécia, Roma e da cultura ocidental.

Atenas é uma cidade rica em vestígios arqueológicos de extraordinária importância, dos quais o mais famoso é o Partenon da Acrópole. Além dos edifícios gregos clássicos, os monumentos romanos e bizantinos também são preservados, bem como vários edifícios modernos notáveis.
Turismo
Atenas atrai pela história e pelas belezas naturais
Atenas é, ao mesmo tempo, uma das mais antigas cidades do mundo e uma das mais modernas da Europa.

O destino é um dos mais desejados pelos viajantes do mundo inteiro. Contam pontos a sua história, mas também as suas belezas naturais (como suas ilhas e praias) e a sua imponente arquitetura. Outro motivo de curiosidade é a sua mitologia, bastante valorizada e estudada. Ou seja: mais um motivo para se ter certeza que a história da Grécia não diz apenas respeito aos gregos, mas também a várias outras nacionalidades, uma vez que muitas situações que hoje vivemos e estudamos tiveram origem naquele país. Passar pelo centro onde estão os monumentos históricos dá a dimensão de se estar no berço da civilização ocidental. Há locais que datam de mais de 800 anos antes de Cristo.

A herança está ainda no idioma, já que muitas palavras em português, por exemplo, se derivam do grego.

Para conhecer um pouco da vida no país, visite a exposição permanente no Museu da Acrópole. Também são obrigatórios passeios por Plaka, local onde viveram pessoas séculos antes de Cristo, além de mesclar com os costumes gregos atuais. E, uma vez na Acrópole (que significa Cidade Alta), visite o Parthenon, o teatro de Dionísio, o templo da deusa Atenas (da sabedoria), da deusa Nike (da vitória), entre tantas outras coisas. É também em Atenas que se encontra o antigo estádio Kalimarmaro, o primeiro a receber os jogos Olímpicos da Antiguidade.
À noite, no verão europeu o sol permanece até pelo menos às 21h. Mas não se acanhe caso veja lojas fechadas entre 15h e 18h. Isso porque trata-se da sesta, tal como acontece na Espanha, quando boa parte do país pára.
Gastronomia
A culinária da cidade de Atenas, como no resto da Grécia, é caracterizada pelo bom gosto e pelo melhor aroma. Tipicamente Mediterrâneo, é baseado em azeite. Os melhores azeites do país vêm da ilha de Lesbos, Creta e Kalamata (azeitonas pretas e alongadas).
Comida é algo que todos os gregos gostam de desfrutar e geralmente começam com um copo de brandy de aniz, uma bebida típica chamado ouzo, com algumas azeitonas, salsicha, camarão, caviar e alimentos fritos, bem como as tradicionais salada de ovas de peixe. (taramosaláta).

Em geral, o primeiro prato é a salada grega com pepino, tomate, azeitona preta, cebola e queijo feta, um queijo de ovelha; e em outros casos opte por um prato de sopa de legumes com um ovo escalfado. O prato principal pode consistir em carne ou peixe, geralmente acompanhada por vegetais.

Os pratos mais típicos à base de carne são, por exemplo, bolinhos de carne e arroz com molho de tomate (soutzoukákia); o souvlákia, que consiste em um espeto combinado de carne de cordeiro com carne de porco; os dolmades, que consistem em carne picada com arroz e envoltos em folhas de repolho; entre outros. Todos os bares, restaurantes e tavernas oferecem pratos à base de peixe, como o salmonete grelhado ou frito, ou salsichas tradicionais, que são pequenos peixes fritos espalhados com vinho aromatizado com resina.

Quase todos os pratos de carne ou peixe são acompanhados por saladas e purés mediterrânicos, especialmente beringela com orégãos. Na hora das sobremesas não pode deixar de experimentar os queijos gregos, além do tradicional iogurte inflado, adoçado, com creme ou frutas. Também a deliciosa massa folhada, com nozes e mel e pudins de coalhada. Os sorvetes gregos merecem um capítulo separado, chamado pagota, que é realmente uma iguaria.

Os méis de Mani e Creta são da melhor qualidade. Após as refeições, é uma tradição beber o famoso raki, uma bebida de qualidade superior à do ouzo. Os gregos costumam acompanhar as suas refeições com vinhos nacionais, que possuem um sabor característico devido à resina de pinus que é adicionada no momento do envelhecimento. Normalmente é branco ou rosa vinho, mas se não gosta do sabor do resina, pode provar os vinhos do Peloponeso como Reine, Acaia e Mantini, bem como aqueles de Creta e Minos, com um sabor muito mais doce.

Se preferir cerveja, o mais famoso é o Fix. Depois de uma boa refeição precisa de um bom café e também pode escolher em Atenas, onde eles são excelentes, graças à influência turca. Existem várias maneiras de tomá-lo, como carregado, doce, amargo, ligeiramente doce, etc. Um dos mais tradicionais é o café sem açúcar, servido em um copo pequeno e acompanhado por um copo de água. É necessário esperar um pouco antes de beber para precipitar o solo. O café nescafé frapé também é muito bom, batido com água fria e servido com gelo, açúcar e leite concentrado. É ideal para o verão.

Quanto aos locais onde se pode comer, há tabernas, que nada mais são do que simples refeitórios com pátios com sombra, lugares rústicos com mesas protegidas com toalhas de mesa de papel e onde servem os pratos mais tradicionais e comuns do país. No bairro de Plaka, vale a pena jantar em um dos muitos terraços ao ar livre nas noites de verão, onde também pode ouvir música ao vivo.
Clima
O clima de Atenas é semi-árido subtropical os invernos são um pouco frios, mas os verões são muito quentes e secos, enquanto os invernos são mais chuvosos. Chove aproximadamente 70 dias por ano, embora a chuva seja muito moderada e só ocorra no inverno; No verão eles são muito ocasionais.

Outros destinos turísticos mundiais

Cabo Verde
Cabo Verde
Estados Unidos da América
Estados Unidos da América
Colômbia
Colômbia
El Salvador
El Salvador

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Oruro, Bolívia
Bolívia
Nova Iorque, Estados Unidos
Estados Unidos da América
Varsóvia
Polónia
Parintins - Amazónia
Brasil
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais