Polónia

Destino de férias cultural
Fotos de: Polónia
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Polónia
Polónia é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul; com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste; com o Mar Báltico, o Kaliningrad Oblast (um enclave russo) e a Lituânia ao norte. A área total da nação é 312 679 quilômetros quadrados, o que a torna o 69º maior país do mundo e o 9º maior da Europa. A Polónia é 34º país mais populoso do mundo, o sexto membro mais populoso da União Europeia (UE) e o Estado pós-comunista mais populoso da UE. A Polónia é um Estado unitário dividido em 16 subdivisões administrativas.
Língua Oficial
Polaco
Moeda
Złoty
Documentação
Os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto, sendo obrigatória a apresentação de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte válido nos postos fronteiriços.

Restrições aduaneiras/ Sanitárias à importação de produtos

Existem regulamentos quanto à importação e exportação de bens artísticos, especialmente aqueles criados antes de 1945 e considerados de valor cultural.

Ao entrarem na Polónia, casos os visitantes possuam dinheiro, cheques de viagem (“travels checks”) ou outros meios pecuniários com valor superior a 5.000 euros, deverão requerer um formulário para declaração de bens, o qual deverá ser carimbado pelos serviços alfandegários e mantido pelo viajante até abandonar o país.
Turismo
A Polónia recebe bem o estrangeiro e está empenhada em crescer. Especialmente sob o ponto de vista turístico.
Na terra de Chopin testemunhará a história na Cidade Velha de Varsóvia, totalmente destruída por Hitler - com plena conivência de Stálin, um dramático desfecho do Levante, retratado no premiado filme O Pianista, de Roman Polanski. Reconstruída nos mínimos detalhes, hoje o centro da capital é património da humanidade juntamente com a romântica Cracóvia, com a sua grande praça, inúmeras igrejas e o poderoso castelo Wawel. Não longe dali uma paragem obrigatória em Auschwitz nos faz refletir um pouco sobre os horrores da guerra. Um pouco mais ao sul, junto à fronteira com a Eslováquia, erguem-se as montanhas Tatras e suas espetaculares paisagens naturais, fáceis de explorar a partir da movimentada Zakopane.

Sobre a calórica mesa polonesa encontram-se pratos estupendos como o pescoço de porco, finos embutidos, os onipresentes pierogi e sopa de beterraba e o vinho de mel miód. Isso sem falar de surpreendentes cervejas e dezenas de variedades de vodca, como a zubrowka, feita de centeio e aromatizada com uma erva.
Gastronomia
A gastronomia polaca é baseada em pratos de preparação simples mas de sabores muito agradáveis. O clima frio do país favorece uma cozinha contundente na qual as carnes e as batatas são ingredientes essenciais. As comidas se desfrutam como acontecimentos sociais ou familiares, são abundantes, de mais de três pratos e se aproveitam para conversar pelo que a sobremesa com os cafés e licores costumam alargar-se, sobre tudo nos dias festivos e as grandes celebrações.

Nos restaurantes, cafés e bares (abundantes em todo o país), pode-se provar a gastronomia típica da Polónia, assim como comida internacional, francesa, italiana, espanhola, grega, china, japonesa, etc. e como as populares hamburguesas, pizzas, frango frito, saladas, sanduíches, etc.

Para escolher um restaurante de qualidade com um serviço esmerado nada melhor que procurar nas portas o distintivo da "Frigideira de Prata" que unicamente ostentam os melhores estabelecimentos. Embora os preços são mais elevados a cozinha é excelente. Também pode-se petiscar algo na ruas e nos bares onde além de desfrutar com uma boa cerveja pode-se encontrar em ocasiões algum prato simples.

Na primeira refeição do dia os polacos costumam comer ovos duros, presunto york, queijo, sucos de laranja, limão ou pomelo, acompanhado de café ou chá.

Tanto no almoço como no jantar degustam-se como primeiro prato, pratos frios nos quias pode-se encontrar, presunto, queijo e inclusive caviar. Costuma-se servir uma sopa, as mais populares são barszcz, de caldo de beterraba, choldnik, de beterraba fria que se serve sobre tudo no verão (ambas podem ir acompanhadas de almôndegas de carne ou creme ácido), a sopa fria pode levar pedaços de hinojo e pepino, zurek, sopa de farinha com pedaços de salchichas, grzybowa, a base de champinhon, krupnik, de verduras com sêmola de cereais ou a flaki, de tripa de porco e de vitela com verduras. Um dos pratos mais típicos é o bigos, repolho cosido e choucrut picado com diferentes tipos de carne que em sua modalidade de sopa leva cebola, couve flor branca, pedaços de carne de porco, toucinho e creme fresco. Simplesmente deliciosa.

Como segundo prato a carne é um elemento essencial, sobretudo a de porco e de vaca.
O peixe mais apreciado é a carpa (karp) à polaca, preparada com passas, mel, castanhas e um molho com pão de especiarias. Na zona do Báltico o peixe mais popular é o arenque, preparado de diferentes formas, bem assado, salgado ou com molho de nata agria.

Os polacos são amantes do queijo. Comem como aperitivo, sobremesa, no café da manhã ou na preparação de pratos. Para finalizar as abundantes comidas se degustam frutas do tempo, sorvetes, tortas e bolos preparados com fruta, creme ou sementes de amapola. A mais apreciada é a torta malakow que têm como ingredientes a manteiga, açúcar, ovos, castanhas e nata fresca.

Para beber durante as comidas bebe-se água e, sobretudo, cerveja nacional como a Zywiec, de boa qualidade.
Clima
O clima na Polónia nao é muito extremo. Existem 4 estações bem definidas que nos ajudaram a conhecer o tempo na Polónia.

Verao

Normalmente o verão é modestamente quente, com alguma chuva. As temperaturas variam entre 21 e 32 graus centígrados. Contrariamente ao habitual para muitos países na Europa, na Polónia o mês mais quente é Julho e Agosto. No entanto, é certo que durante Agosto é quando o mar atinge a maior temperatura do ano. As noites estivais na Polónia sao muito agradáveis inclusivé frescas no final de Agosto.
Outono

Setembro inaugura a estaçao outonal, que é impressionante na Polónia, já que a paisagem fica com uns coloridos espetaculares. As folhas das árvores transformam o seu colorido para deliciar a todos aqueles que possam viajar para a Polónia durante este meses do ano.

Inverno

A partir de Dezembro começa o frio por este país, com temperaturas entre +3 graus e -5. É um frio seco, que além de tingir de branco a paisagem, temos neve desde este mês até Março com total segurança ou por vezes até Maio nos mais altos picos.

Primavera

Voltam as cores, Polónia começa a partir de Março a brilhar de novo. Algo que se reflete nas suas gentes. As temperaturas aqui começam outra vez a ser muito cómodas, entre 10 e 20 graus centígrados.
Segurança
A Polónia é considerada um país seguro.

No entanto, há que registar frequentes assaltos nas principais estações de comboio e serviços associados, incluindo no interior do próprio comboio durante as viagens. Assaltos, por vezes envolvendo “pequenos bandos”, visam essencialmente bagagens, documentos e dinheiro, pelo que se aconselha os viajantes a manterem-se atentos em relação aos seus bens (nunca os deixando sozinhos, nem fora de alcance visual) e a guardarem, em local discreto, bens de maior valor. Atenção particular ainda – como, de resto, em qualquer parte – aos locais particularmente movimentados e com grandes aglomerados, sobretudo junto dos principais hotéis e caixas Multibanco.

No caso de emergência, é aconselhável realizar uma chamada telefónica gratuita para o Número de Emergência 112, atendido em duas línguas, polaca e inglesa.
Saúde
A rede sanitária polaca é satisfatória e existem bons profissionais de saúde.

Antes de viajar para a Polónia verifique que tem um Seguro de Saúde válido neste país, sob pena de ter que pagar a totalidade da despesa médica.

A água da rede pública não é potável.
Telecomunicações e Eletricidade
Telemóveis
O uso de dispositivos móveis pode ser usado caso tenha o roaming ativado, contudo, atenção a encargos muito elevados de roaming. Informe-se junto da sua operadora.

Internet
O País está bem servido de serviços de internet nas principais cidades, existindo vários cybers-cafes com ligações de alta velocidade.
No caso de se ter um laptop ou notebook, existem alguns cafés que disponibilizam a ligação wi-fi gratuita.

Eletricidade
A eletricidade é de 230 Volts 50 Hz.
Aconselha-se ter um kit de adaptadores para as tomadas.
Outros destinos turísticos em:
Polónia
Cracóvia, Polónia
Varsóvia

Outros destinos turísticos mundiais

Dubai, Emirados Árabes Unidos
Emirados Árabes Unidos
Indonésia
Indonésia
Seychelles
Seicheles
Noruega
Noruega

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Roterdão
Países Baixos
São Sebastião - Litoral São Paulo
Brasil
Burgos, Espanha
Espanha
Las Vegas
Estados Unidos da América

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais