Varsóvia

Destino de férias cultural
Fotos de: Varsóvia
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Onde Comer
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Outros destinos turísticos em:
Polónia
Polónia
Cracóvia

Varsóvia
Varsóvia é a capital e maior cidade da Polónia. Localiza-se nas margens do rio Vístula, a cerca de 260 km da costa do mar Báltico e 300 km das montanhas dos Cárpatos. É sede de numerosas indústrias (bens de consumo, aço, engenharia eléctrica, automóveis), instituições de ensino superior (Universidade de Varsóvia, Universidade Tecnológica de Varsóvia, Escola Superior de Gestão, Academia Médica, etc.), uma orquestra filarmónica, o Teatro Nacional e a Ópera.
Turismo
Para muitas pessoas, o nome Varsóvia traz lembranças meio cinzentas, do sombrios períodos do domínio nazi e da ocupação soviética. Apesar de uma nova cidade abrir-se aos turistas, não há como contornar as marcas da história.

A cidade, tal qual uma fênix, soube reerguer-se ainda mais bonita e colorida do que no século 17. Palácios, museus e cafés surgem em todos os cantos, como quem dá boas-vindas ao capitalismo. Bares e restaurantes espalham as suas mesinhas pelas calçadas e as lojas ostentam roupas de marcas de remone nas montras sem qualquer constrangimento. O sistema de transporte também são um exemplo de eficiência, alimentado por linhas de autocarros e metro. Definitivamente, os novos tempos chegaram à corajosa capital polaca e prometem ficar ali por um bom tempo.

Apesar da sinistra torre do Palácio da Cultura e da Ciência - um duvidoso presente de Josef Stalin - dominar a parte moderna da cidade, vale a pena visitar o Centro Velho. Magistralmente reconstruído tal como antes da guerra, está classificado como Património da Humanidade. Outros destaques da cidade são o também recuperado Castelo Real, o emocionante Museu do Levante de Varsóvia e os agradáveis jardins, ótimos para espairecer a mente.
Gastronomia
Culinária da Polónia é uma mistura de tradições culinárias eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, utiliza uma grande variedade de ingredientes. É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de linguiça, nata e bolas de requeijão). Assemelha-se a outras culinárias eslavas quanto ao uso de papas (kasza) e de outros cereais, mas teve também uma grande influência das culinárias turca, alemã, húngara, judaica,russa, francesa e culinárias coloniais do passado. No geral, a culinária da Polônia é rica, substancial e relativamente alta em gorduras. O polaco dedica uma parte generosa de seu tempo para desfrutar as suas refeições.

Um almoço típico é normalmente composto de pelo menos três pratos, começando com uma sopa, como barszcz (beterraba) ou żurek (um alimento feito de centeio triturado fermentado), seguido talvez em um restaurante por um aperitivo de salmão ou arenque (preparado com creme, óleo ou vinagre). Outros aperitivos populares são patês feitos de vários tipos de carnes, legumes ou peixes. O prato principal pode ser bigos (chucrute com pedaços de carne e linguiça) ou schabowy (bistecas de porco empanadas). Termina com uma sobremesa, que pode ser um sorvete ou, mais provavelmente um pedaço de (makowiec), bolo feito em casa com sementes de papoila, ou ainda drożdżówka, um tipo de bolo de levedo. Outras especialidades polonesas incluem chłodnik (uma sopa fria de beterraba para os dias quentes), golonka (juntas de carne de porco cozidas com legumes), kołduny (bolinhos de massa de carne), zrazy (bifes enrolados), salceson e flaki (tripas). Muitos pratos contêm queijo do tipo quark.
Clima
O clima de Varsóvia é continental húmid, com invernos relativamente frios e verões suaves. A temperatura média é de -3 °C em janeiro e 19,3 °C em julho. As temperaturas podem chegar muitas vezes a 30 °C no verão. A precipitação anual média é de 548 milímetros, o mês mais chuvoso é julho. A primavera e o outono são geralmente belas estações.

Outros destinos turísticos mundiais

Ilha de Santa Maria - Açores
Portugal
Ilha de Saint kitts, Caraíbas
São Cristóvão e Neves
Venezuela
Venezuela
Nepal
Nepal

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Auckland
Nova Zelândia
Sanremo
Itália
Madrid
Espanha
Belém do Pará
Brasil
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais