Ilha do Faial - Açores

Destino de férias na natureza
Fotos de: Ilha do Faial - Açores
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Onde Comer
Onde Divertir
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Ilha do Faial
A ilha do Faial faz parte do grupo central do Arquipélago. Está localizada a 66 milhas náuticas da Terceira, 4,5 milhas náuticas do Pico e 11 milhas de São Jorge. Com uma área de aproximadamente 172 km2, sendo a cidade da Horta a sede do único concelho da ilha. A ilha é designada de Ilha Azul pela abundância das hortênsias que bordejam as estradas e dividem os campos e as pastagens em sebes de flores.
A sua localização na proximidade de outras ilhas produz uma confortável sensação de acompanhamento e uma forte impressão estética. O Pico, em especial, é uma presença que muito valoriza a paisagem faialense. Sente-se em toda a cidade da Horta a atração da majestosa montanha da ilha vizinha.
Um dos elementos mais relevantes da identidade da ilha é o porto da Horta. O porto desenvolveu-se primeiro como entreposto de comércio do vinho do Pico, uma vez que os proprietários das vinhas residiam no Faial e todo o escoamento do vinho era feito pela baía da Horta.
Outro traço distintivo da ilha é a intensa atividade sísmica que a caraterizou no passado, visível nas várias crateras que existem na ilha. Em 1957 uma grande erupção vulcânica, a dos Capelinhos, no ilhéu do mesmo nome, localizado a cerca de 1 km da costa, projetou grandes quantidades de lava e cinzas que formaram uma pequena ilha que, mais tarde, se ligou à ilha do Faial por um istmo.

A Universidade dos Açores tem no Faial um departamento com projecção internacional dedicado à investigação na área da oceanografia e pescas.

Encontram-se, nesta ilha, alguns departamentos do Governo Regional dos Açores, como a Direcção Regional do Turismo e as Secretarias Regionais da Agricultura e do Ambiente. É também na Horta que se reúne a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Turismo
Cabeço Gordo – Com uma altitude de 1.043 metros, está localizado no centro da ilha. Oferece vistas deslumbrantes sobre as vizinhas ilhas do Pico e São Jorge;

A Caldeira – Uma enorme cratera, com 2 km de diâmetro e 400 m de profundidade, é uma área classificada como reserva natural e constitui uma grande atração da ilha;

Monte da Guia – Uma montanha de onde se pode ter um olhar sobre a cidade da Horta. É igualmente uma reserva natural protegida;

Ponta dos Capelinhos – Uma das principais atrações turísticas da ilha do Faial. Aqui o visitante pode ver os resultados da erupção de 1957, que transformou a paisagem, sepultando campos e casas. O antigo farol ainda existe e oferece uma vista sobre o espaço envolvente;

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos – localizado na freguesia do Capelo, é um projeto de arquitetura arrojado, em que o edifício, enterrado até à cota do terreno antes da erupção, se assume simultaneamente como um centro de ciência e de memória, registando a história da erupção do Vulcão dos Capelinhos desde a formação do sistema solar, e as emoções associadas ao acontecimento.

Lajinha e Ponta Furada – constituem uma grande atração, apresentando cavernas e estranhos arcos de lava, aonde o mar geralmente flui batendo violentamente contra as rochas;

Vale de Flamengos – Bonita zona de plantações coloridas, flores e casas pitorescas;

Museu de Scrimshaw – Coleção particular pertencente ao proprietário do popular Peter's Café Sport. Tem em exposição mais de uma centena de peças, entre as quais se encontram bonitas gravuras de barcos à vela, sereias e imagens da caça à baleia;

Museu da Horta – Instalado no antigo Colégio dos Jesuítas, o museu é conhecido pela sua coleção de trabalhos em miolo de figueira, uma forma de artesanato tradicional da ilha;

Porto da Horta – Construído a partir de 1876, este importante porto marítimo é o principal porto de escala para muitos iates transatlânticos. O paredão é de especial interesse, uma vez que é coberto por centenas de pinturas e mensagens deixadas pelos viajantes.
Gastronomia
Embora o Faial seja virado para o mar, ao longo dos séculos, a sua cozinha recebeu várias influências. Assim, o Faial foge à regra em relação a muitos pratos caraterísticos de outras Ilhas.

Há os pratos típicos de Inhame com Linguiça, Molha de Carne, Morcelas, Torresmos de Vinha-de-Alhos, Sopas do Espírito Santo, Caldo de Peixe, Caldeirada de Peixe e Polvo Guisado com vinho, acompanhado por pão de milho e massa sovada.

Os amantes do marisco ficarão encantados com o sabor das lagostas locais, cavaco, caranguejos e do delicioso arroz de lapas. O Queijo tipo Ilha e outros queijos produzidos no Faial que proporcionam um excelente fim de refeição.
Clima
À semelhança das outras ilhas no arquipélago, o clima no Faial é influenciado pela corrente do Golfo. O Anti-Ciclone dos Açores funciona como uma força moderadora nas ilhas, mantendo as temperaturas entre os 14ºC (57ºF) e os 27ºC (80ºF) ao longo de todo o ano. Algumas tempestades atlânticas chegam à ilha durante os meses de Inverno.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Antigua & Barbuda
Antígua e Barbuda
Egipto
Egipto
Calábria
Itália
Nepal
Nepal

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Montreal, Canadá
Canadá
Nova Iorque, Estados Unidos
Estados Unidos da América
Belo Horizonte - Minas Gerais
Brasil
Cracóvia, Polónia
Polónia

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais