Ilha do Pico - Açores

Destino de férias na natureza
Fotos de: Ilha do Pico - Açores
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

A Ilha do Pico
A ilha do Pico, inicialmente chamada Ilha de São Dinis, caracteriza-se pela sua imponente montanha. O Pico é uma das ilhas mais bonitas dos Açores, causando uma vincada impressão em quantos a visitam. É a segunda maior ilha do arquipélago, sendo também conhecida como a Ilha-Montanha.

Com uma população que ronda os 15.000 habitantes, o Pico foi a única ilha das maiores em superfície que não chegou a alcançar uma densidade demográfica citadina. Vitorino Nemésio explicou esta tendência à luz das actividades económicas lá desenvolvidas. Com um solo pouco propício à agricultura e à pastorícia, a ilha ficaria especializada em actividades relacionadas com a pesca, o vinho e as frutas.

A ilha está majestosamente localizada no meio do Grupo Central do arquipélago, a cerca de 8,3 km (4,5 milhas náuticas) da ilha do Faial e a aproximadamente 20 km (11 milhas náuticas) da ilha de S. Jorge. Tem 447 km2, 42 km de comprimento e mais de 15 km de largura.

O Pico possui uma mística que foi celebrada por vários dos seus visitantes. Com uma paisagem que mistura a rocha magmática e a vegetação exótica, um cenário feito de luzes e sombras dominadas pela gigantesca montanha, uma história económica que enlaça a vinha ao mar e um vulcão adormecido há cerca de 300 anos, a ilha é hoje um indiscutível pólo de atracção para cientistas, turistas e exploradores. Em 2004, a UNESCO classificou a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património da Humanidade.

A história da ilha do Pico foi construída sobre a epopeia da caça à baleia e sobre as suas tradicionais adegas. Os famosos vinhos do Pico, produzidos nos célebres currais que são património mundial da UNESCO, e a construção de soberbas embarcações de pesca em madeira são símbolos desta ilha.

Terra de baleeiros, a ilha e as suas gentes foram imortalizadas na escrita de Vitorino Nemésio como as mais arrojadas de todo o arquipélago.
A caça à Baleia, outrora importante actividade económica da ilha, deu lugar, nos últimos anos, ao estudo e à observação de baleias, golfinhos e outros mamíferos marinhos, sendo as viagens destinadas à observação destas espécies organizadas a partir da Madalena ou das Lajes.
O Pico apresenta alguns dos melhores locais para natação nos Açores, sendo frequente o aparecimento temporário de zonas arenosas nas suas belas baías. É também a ilha ideal para a caminhada, corrida, observação de pássaros, pesca, passeios de bicicleta e Moto 4, sendo a espeleologia um dos passatempos predilectos de muitos visitantes.

Trata-se de um lugar onde a calma e a paz podem ser encontradas em cada esquina, mas que também oferece a possibilidade de o visitante experimentar, numa freguesia próxima, a vivência mais movimentada da ilha e de apreender os elementos mais festivos da sua cultura, nomeadamente através dos frequentes arraiais.

As viagens para o Faial e São Jorge são feitas numa lancha, que percorre em trinta minutos a curta distância entre as ilhas.
Turismo
Montanha do Pico, com uma altitude de 2351 metros
– convida a uma escalada desafiante;

Museu do Pico, com os seus três pólos: o Museu dos Baleeiros, nas Lajes, o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque, e o Museu do Vinho, na Madalena são locais obrigatórios de visita, por retratarem uma época importante da história do Pico. O Museu do Vinho ocupa as antigas instalações do Convento das Carmelitas (séculos XVII/XVIII), proporcionando visitas às vinhas, provas de vinho e, em Setembro, participação nas vindimas;

Degustação de Vinhos
– Inseridos na paisagem protegida pela UNESCO, os vinhos podem ser apreciados em zonas identificadas nas localidades de Madalena, Lajido e Cabrito e, em especial, no Museu do Vinho, na Madalena;

Visita à Gruta das Torres
– formação geológica classificada como Monumento Natural Regional, é o maior tubo lávico conhecido em Portugal, com uma extensão de 5150 metros.

Zonas balneares
– algumas das melhores dos Açores, com destaque para as que se localizam na Prainha, em Santo António, Ribeiras e Madalena;
Observação de baleias nas Lajes e em São João;
Gastronomia
Torresmos, morcela, linguiça com inhame e molha de carne são os principais pratos de carne, sendo o caldo de peixe e o polvo guisado em vinho, iguarias a não perder pelos amantes do mar. Para os apreciadores de marisco, são abundantes as lagostas, caranguejos, cavacos e santolas, que nestas aguas e na sua forma típica de os confeccionar, tomam um paladar simplesmente único. O queijo branco fresco do Pico é um bom começo para uma refeição, que pode terminar com o queijo típico e delicioso de São João, com sua casca amarela, o cheiro intenso e interior macio, produzido a partir de leite de vaca.

Massa sovada, rosquilhas, vésperas e arroz doce são os doces típicos da ilha, estes directamente ligados ás Festas do Espírito Santo. São completados por os doces de Carnaval, filhoses, coscorões e sonhos. Sobre os digestivos, são comuns as Aguardentes de Figo e de outros frutos locais, destiladas em alambiques de cobre velho e que são bebidas digestivas muito apreciadas. Para quem gosta de bebidas doces, a típica Angelica.

O Verdelho
Nascidas no solo de lava, protegidas do vento por muros de pedra áspera e escura e aquecidas pelos raios do sol, as uvas que o produzem dão-lhe a doçura do mel. É produzido um vinho branco seco, com graduação alcoólica entre 15 e 17º, que, após o envelhecimento, se torna um aperitivo excelente. No século passado, foi exportado para muitos países da Europa e América, e chegou até a mesa da corte russa. As vinhas, que marcam a paisagem da ilha, também produzem um fresco vinho frutado, seco e leve, que é o companheiro ideal de um prato de marisco ou peixe e também o vinho de cheiro, cuja presença é obrigatória nas mesas em dias de festa.

A Ilha Pomar
O chão feito de lava, o sol e o clima seco, fazem do Pico o pomar dos Açores, onde as árvores das maçãs e pêras, damascos e pêssegos, ameixas e laranjas florescem e produzem doces e sumos suculentos. Mas é o figo, com um interior tão vermelho como um rubi, a verdadeira iguaria para gourmets, que melhor simboliza o delicioso fruto do Pico.
Clima
Embora com um clima mais seco, o Pico é, à semelhança das outras ilhas do arquipélago, influenciado pela corrente do Golfo. O Anti-Ciclone dos Açores funciona como uma força moderadora, mantendo as temperaturas entre os 14ºC (57ºF) e os 27ºC (80ºF) ao longo de todo o ano.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

El Salvador
El Salvador
Áustria
Áustria
Colômbia
Colômbia
Ilha de Reunião
Reunião

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Puno
Peru
Sète, França
França
Valdivia
Chile
Puerto Natales, Chile
Chile

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais