Ilha de Santo Antão

Destino de férias na natureza
Fotos de: Ilha de Santo Antão
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
O que visitar
Onde Comer
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Ilha de Santo Antão
Santo Antão, ou Sontonton em crioulo cabo-verdiano, é a mais ocidental e maior das ilhas do Barlavento de Cabo Verde.
A ilha principal mais próxima é a São Vicente para o sudeste, separadas por um canal chamado Canal de São Vicente. É a mais ocidental grande ilha em Cabo Verde e do continente africano, e a segunda maior em Cabo Verde.
O acesso a Santo Antão é feito principalmente por via marítima. A ligação é feita a partir de Mindelo, na ilha de São Vicente, tendo como destino e local de desembarque Porto Novo, também a maior cidade da Ilha, sendo o seu porto o meio mais importante para o transporte de seus produtos para as outras ilhas.
Os quase 50.000 habitantes da ilha vivem principalmente nas cidades de Porto Novo, Ponta do Sol, Paúl e e na sua capital, Ribeira Grande que está localizado no vale de mesmo nome.
No entanto, os moradores de Santo Antão são um povo de montanha.
Montanhosa e verde, essencialmente agrícola, destaca-se pela sua imponência. Os passeios, o montanhismo e as pequenas produções de grogue são as atrações desta ilha.
Na vertente sul, localiza-se a Cidade do Porto Novo, com porto marítimo de onde se fazem as ligações para a ilha de São Vicente, sendo a mais recortada e coberta de vegetação herbácea. Os planaltos na parte central da cordilheira apresentam um clima fresco e húmido sendo cobertos de árvores como o eucalipto, o cipreste, o pinheiro, o cedro e a acácia.
Na vertente norte, com a Vila de Ponta do Sol, dispondo de um aeródromo, embora presentemente inativo, a estrada de Ribeira Grande, o Vale de Paúl, terra do poeta António Januário Leite, a subida de Passagem e as Fontaínhas mostram como é verdejante esta ilha predominantemente agrícola.
Turismo
Ao chegar na balsa de São Vicente, a ilha de Santo Antão é de tirar o fôlego, com as suas paredes vulcânicas imensas, ravinas aparentemente inacessíveis e vales socalcos perfeitamente cultivados.
A caminhada no Nordeste é excelente e principalmente ao longo de caminhos de paralelepípedos milagrosos que ligam os vales férteis com as aldeias tradicionais de montanha. Esta é uma ilha de contrastes dramáticos. Uma viagem que o leva da capital, seca e estéril até à cratera cultivada exuberante da Cova do Paul, no centro da ilha, com as suas florestas de pinheiros e eucaliptos e, em seguida, desce sobre estreitas estradas íngremes.
A maioria dos destaques cénicos de Santo Antão pode ser alcançado com a ajuda de guias e por isso, mesmo se não for um caminhante aficionado, ainda pode apreciar esta maravilhosa ilha.
O recortado relevo de precipícios e escarpas, desfiladeiros e vales, tornam esta ilha única na sua beleza, um paraíso para os aventureiros possibilitando-lhes a prática de "trekking" e "mountain biking".
As festividades mais importantes são: O dia de Santo Antão, comemorado em 17 de janeiro; a festa de São João, localizado na cidade de Porto Novo é comemorado em 24 de junho e na vila de Janela, a festa da Nossa Senhora de Piedade, é comemorada no dia 15 de agosto.
Na praia de Escorralete realiza-se dos muitos festivais de música em Cabo Verde.
Um dos maiores nomes da cultura desta ilha foi o "Antoninho Travadinha" (António Vicente Lopes), um excelente violinista que também dominou vários outros instrumentos.
Gastronomia
A gastronomia de Santo Antão é bastante variada.
A especialidade é o ensopado de cabrito.
É também muito conhecido pelo caldo de carne ou peixe ensopado com vários tipos de legumes.
Quando se trata de sobremesas / pastelaria uma de suas especialidades é o bolo de mel, também deliciosas sobremesas de mamão e coco, e até mesmo o famoso queijo de cabra fresco.
O famoso “grogue”, aguardente de cana-de-açúcar, bebida fortemente alcoólica e fabricada na ilha ainda por métodos artesanais em "trapiche" (pequeno moinho mecânico movido a força animal - bois ou burros- que tritura a cana) e no alambique a fogo de lenha.
Garrafas desta bebida podem ser adquiridas, como recordação turística, em atraentes embalagens.
Clima
O clima de Santo Antão é tipicamente tropical e principalmente seco, com temperatura média de 24°C durante todo o ano. De novembro a julho está seco enquanto de agosto a outubro é a "estação das chuvas".
Outros destinos turísticos em:
Cabo Verde
Cabo Verde
Ilha da Boavista - Cabo Verde
Ilha de Santiago, Cabo Verde
Ilha de São Vicente, Cabo Verde
Ilha do Fogo, Cabo Verde
Ilha do Maio, Cabo Verde
Ilha do Sal, Cabo Verde

Outros destinos turísticos mundiais

Ilha de Reunião
Reunião
Alasca
Estados Unidos da América
Valparaíso, Chile
Chile
Tanzânia
Tanzânia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Puno
Peru
São Francisco, Califórnia
Estados Unidos da América
Istambul
Turquia
Genebra, Suíça
Suíça

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais