Ilha de São Vicente, Cabo Verde

Destino de férias em Ilha Tropical
Fotos de: Ilha de São Vicente, Cabo Verde
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Onde Divertir
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Ilha de São Vicente
Descoberta em 22 Janeiro de 1462, no dia de São Vicente, a Ilha de São Vicente, também Son Visent ou Son Sent no dialeto crioulo cabo-verdiano, é uma das ilhas de Barlavento de Cabo Verde. Está localizada entre as ilhas de Santo Antão e Santa Luzia, com o Canal de São Vicente a separá-la de Santo Antão.
Cosmopolita e cultural, a herança colonial, patente em cada esquina, é uma delícia para os seus visitantes. Os monumentos, a arquitetura urbana e a diversão são o seu ex-libris.
Apesar da forte erosão, as marcas do vulcanismo são muito evidentes como se pode confirmar pelas diversas crateras. A ilha é extremamente seca sendo a água para consumo da população obtida por dessalinização da água do mar.
São Vicente foi praticamente desabitada até meados do século XIX quando a capital da ilha, Mindelo se começou a desenvolver através da atividade portuária. Foram os ingleses, após o pacto com Portugal em 1838, ao instalarem um depósito de carvão para reabastecimento de navios em rotas atlânticas, que criaram as bases para o povoamento da ilha.
Turismo
O centro histórico, onde se ergue o Palácio do Governador, revela-nos o encanto arquitetónico de uma antiga cidade colonial, por sinal bem preservada; a Praça Nova, peculiar local de encontro e convívio anima a noite mindelense; do alto do Fortim d`el Rei, a cidade e a sua baía oferecem-se ao visitante; a réplica da Torre de Belém relembra a sua origem colonial.
Saindo da cidade, a subida ao Monte Verde, o ponto mais elevado da ilha com 774 metros, proporciona uma vista deslumbrante sobre a ilha e as suas baías. Em frente à Baía do Mindelo, erguem-se, o ex-libris da ilha, o Monte Cara (pela sua semelhança com um perfil humano) e o Ilhéu dos Pássaros (com 93 metros de altitude e outros tantos de diâmetro), que alberga o farol Dom Luiz I, inaugurado a 15 de Julho de 1882. Observar o Mindelo do seu cume é também uma visão privilegiada.
As praias, não sendo um ponto forte da ilha, são agradáveis distribuindo-se em redor de toda a ilha. Podem encontrar-se na própria cidade do Mindelo, na Laginha, e fora dela na ampla Baía de Salamansa, na Baía das Gatas, de águas protegidas e mornas, em São Pedro, na Praia Grande ou Calhau. Percorrê-las, numa quase-circular à ilha, revela os pitorescos e os resquícios de uma outrora fértil Ribeira de Julião e as aldeias piscatória de Calhau e São Pedro.
O Festival da Baía das Gatas, conhecido festival musical internacional em que milhares de pessoas vindas de todo o país e do exterior se divertem ao som da música, realiza-se anualmente em Agosto, na praia do mesmo nome; a fantasia do Carnaval, com os seus animados e coloridos trajes são uma pequena réplica dos desfiles brasileiros. Ambas revelam o elevado nível das realizações tradicionais de São Vicente. O "cola Sanjon", ponto alto dos festejos de São João (Junho) têm expressão também nesta ilha. 
Gastronomia
A gastronomia, enriquecida pela grande variedade de peixes e mariscos, mas onde não faltam pratos tradicionais como a «cachupa» (carne de porco com feijão, milho, batata doce, inhame e mandioca)
Clima
O clima de Cabo Verde é agradavelmente tropical com o ano temperaturas médias entre 26°C e 30°C, sol ininterrupto de novembro a maio e uma estação chuvosa entre os meses de agosto e outubro, quando as tempestades repentinas mas espectaculares podem pontuar o sol quente.
São Vicente recebe pouca chuva por ano.
Outros destinos turísticos em:
Cabo Verde
Cabo Verde
Ilha da Boavista - Cabo Verde
Ilha de Santiago, Cabo Verde
Ilha de Santo Antão
Ilha do Fogo, Cabo Verde
Ilha do Maio, Cabo Verde
Ilha do Sal, Cabo Verde

Outros destinos turísticos mundiais

Nepal
Nepal
Ilhas Comores
Comoros
El Salvador
El Salvador
Índia
Índia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Castelo de Vide
Portugal
Verona
Itália
Cidade de Lyon
França
Cadiz, Andaluzia
Espanha
Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais