Site Map
  Home Home             Contactos Contactos
Clube Travel Portugal
www.clubetravel.com.pt
O que visitar
Lisboa
Igreja de São Domingos
Adicionar foto Participe. Partilhe as suas fotos de Igreja de São Domingos

Igreja de São Domingos
Local de culto
Lisboa Lisboa Portugal

A Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos, foi construída no século XIII em Lisboa, tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1241. Desde então foi alvo de inúmeras campanhas de obras que lhe alteraram a sua traça medieval por completo. O terramoto de 1755 derrubou-a por completo, exceptuando a capela-mor, que havia sido alvo de obras em 1748, obras essas que foram dirigidas pelo famoso arquitecto João Frederico Ludovice o homem que projectou o colosso de Mafra. A igreja acabou por ser reconstruída por Manuel Caetano de Sousa. O portal foi reaproveitado e veio da capela real do Palácio da Ribeira, assim como a sacada que encima o portal. Em 1954, um violento incêndio destruiu por completo a decoração interior da igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas. A igreja recebeu obras e reabriu ao público em 1994, sem esconder as marcas do incêndio, como as colunas rachadas. Ainda que destruída, é uma igreja que sobressai pela policromia dos seus mármores.

Esta igreja barroca, de planta em cruz latina, tem uma fachada muito simples e o interior, mesmo depois do terramoto e do fogo, evidencia ainda grande beleza e ecletismo. É uma igreja de uma só nave, majestosa. A sacristia e a portaria ainda mostram um pouco de sabor maneirista, denotando as várias campanhas de obras de que foi alvo na sua história. O mesmo estilo pode ser visto nos túmulos e lambris de azulejos de ponta de diamante na sacristia. Esta igreja tem ainda uma cripta abobadada e dotada de lambris de azulejos, onde está o túmulo de D. João de Castro, capelão de D. João.

Situada bem no centro da bonita cidade de Lisboa, junto à Praça do Rossio.

Expõe metade do lenço usado por Lúcia no dia 13 de Outubro de 1917 (a outra metade encontra-se no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima) e ainda o terço usado por Jacinta no mesmo dia.

Era desta Igreja que saíam em procissão os condenados à fogueira da Inquisição, e onde se celebraram alguns dos importantes casamentos e baptizados Reais.



 
Igreja de São Domingos
Lisboa,Lisboa,Portugal

  Comentar & avaliar

Data: 2010-03-02
Foto por: Cristina Novais
Consultado: 1552 vezes
Pontuação: 0 Pontos
 
 

 
 
HOME | Quem somos | Politica de privacidade | Publicidade | Contactos | Mapa do Site