Site Map
  Home Home             Contactos Contactos
Clube Travel Portugal
www.clubetravel.com.pt
O que visitar
Estremoz
Lago do Gadanha
Hotéis próximos a Lago do Gadanha
Adicionar foto Participe. Partilhe as suas fotos de Lago do Gadanha

Lago do Gadanha
Rios, Lagos e Lagoas
Estremoz Évora Portugal

Mandado construir pelo Senado de Estremoz, aproveita uma das mais importantes nascentes da zona baixa da cidade que se encontra no extremo Sudoeste do Rossio Marquês de Pombal, a nascente da Fonte Nova.

O imponente lago, de cerca de 40 metros de comprimento, é abastecido por um canal subterrâneo que atravessa todo o Rossio Marquês de Pombal que vem desembocar numa concha em mármore.

A conhecida estátua do “Gadanha”, da mesma altura do lago, é originária do Convento dos Congregados, tendo sido transposta para o centro do lago só em meados do século XIX. É também desta altura que a estátua muda, subitamente, de significado. Representando, primitivamente, o deus Saturno, símbolo da fartura e da abundância, passa a ser conhecido como o é hoje.

E é, de facto, como Gadanha que passa a ser conhecido e reconhecido por todos, simbolizando o efémero e fugacidade da vida, como o comprova a inscrição existente no pedestal.

Marca importante do período barroco em Estremoz, apresenta uma irónica e contraditória ambiguidade. O “Gadanha”, que representa a fugacidade e celeridade do Tempo, acaba por ser eterno, permanecendo na Memória colectiva da cidade.

Largo General Graça, Estremoz.

Quando, em 1688, o Rossio de São Brás vê surgir um majestoso lago e fonte que, segundo fontes do século XVIII, era capaz de “saciar a sede de todo o nosso exercito.”, Estremoz não poderia imaginar que este se tornaria um dos seus ex libris.


Se pretende visitar Lago do Gadanha e está procurando um hotel próximo para se hospedar, sugerimos as seguintes opções para o seu alojamento - Hotéis próximos a Lago do Gadanha num raio de 30 Km Clique aqui

 
Lago do Gadanha
Estremoz,Évora,Portugal

  Comentar & avaliar

Data: 2010-07-13
Lat: 38.84384234119795
Lon: -7.588353574868774
Como chegar
Foto por: Cristina Novais
Consultado: 1350 vezes
Pontuação: 0 Pontos
 
 

 
 
HOME | Quem somos | Politica de privacidade | Publicidade | Contactos | Mapa do Site